19/10/2015 - G1/GLOBO

Pato gigante é usado em protesto contra aumento de impostos

Moradores de Votuporanga receberam panfletos de 'não vou pagar o pato'. Protesto organizado pela Fiesp pretende colher 1 milhão de assinaturas.

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) promoveu um protesto na tarde deste sábado (17) em Votuporanga (SP). Quem passou pelo centro da cidade, se surpreendeu ao ver um pato de seis metros de altura no local.

 

A estrutura tinha o objetivo de chamar a atenção dos moradores em relação a grande carga de impostos pagos pela população. Panfletos de “eu não vou pagar o pato” foram distribuídos para os moradores.

 

Pato de seis metros é usado durante protesto em Votuporanga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Pato de seis metros é usado durante protesto em Votuporanga (Foto: Reprodução/TV TEM)

A manifestação contou com o apoio da Federação das Associações Comerciais do Estado. Para o setor, o aumento de tributos vai refletir em queda de vendas e mais demissões. Para o diretor regional da Fiesp, Ricardo Zacarelli, a intenção é conscientizar a população e sensibilizar os representantes no Congresso para que essa carga tributária não aumente mais ainda com a volta da CPMF.

 

A Fiesp pretende conseguir 1 milhão de assinaturas, para demonstrar a insatisfação da população em relação ao número de impostos. De acordo com o órgão, até agora, 770 mil pessoas já assinaram a petição, em todo o país.