29/03/2016 - Jornal VS

Em ato contra o governo, Fiesp coloca 5 mil patos infláveis na Esplanada

Patos infláveis começaram a ser instalados na noite de ontem em frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Cerca de 5 mil patos infláveis foram colocados no gramado central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta terça-feira (29). Segundo o G1, outro pato, de cerca de 20 metros de altura também será inflado no local. Ele deve permanecer ali por 15 dias.

O objeto é conhecido nas manifestações contra o governo na Avenida Paulista, em São Paulo, e em campanhas anteriores contra o aumento de impostos. Os objetos foram depositados ali pela campanha “Não Vou Pagar o Pato”, criado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O movimento pede a diminuição da carga tributária no Brasil, além do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A ação também deve colher assinaturas. Até agora, segundo o órgão, mais de 1 milhão de pessoas assinaram o termo de apoio.

O pato gigante é idêntico ao instalado em frente ao prédio da Fiesp na Avenida Paulista, com 12 metros de altura. Ele também já foi montado no Rio de Janeiro e em Salvador.

Em outubro, os patos foram levados à Esplanada dos Ministérios em um ato em resposta ao envio de proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criava um imposto nos moldes da CPMF. O texto foi proposto em setembro, mas não havia avançado na Câmara até esta terça-feira.

jornalVS_2

 

Foto: Reprodução/TV Globo